sábado, 18 de outubro de 2008

Papéis dos Estudantes - Distancia Transaccional

Alguns estudos têm sido feitos sobre a participação dos estudantes em aulas de educação a distância online.

A existência de documentação e de registos em ficheiros tornou possível avaliar o comportamento dos estudantes, a par de muita pesquisa a desenvolver e validar modelos teóricos para estudar a participação dos estudantes nas referidas aulas.

Três modelos utilizados são:
- Distância transaccional;
- Interacção;
- Presença Social.


A distância transaccional, introduzida por Moore em 1980, foi definida como sendo a função do diálogo e da estrutura. Moore defendia que uma distância transaccional mais pequena seria um sinal de maior participação do estudante.
Mais diálogo entre o professor e o estudante era um indicador de uma distância transaccional menor, enquanto que uma maior estrutura indicaria uma distância transaccional maior o que implicaria menor controlo do estudante sobre as aprendizagens, logo menor compromisso com o conteúdo.
Moore e Kearsley (1996) consideraram um terceiro factor, a autonomia do estudante, que junta ao diálogo e à estrutura formavam um modelo útil para compreender o papel do estudante na educação à distância, um modelo a que chamaram a teoria da distância transaccional. A teoria transaccional serviu como ferramenta que pode ser usada para descrever cursos de educação à distância e programas para localizar alguém em relação ao outro, no universo desses eventos. Ao mesmo tempo fornece um enquadramento em que os investigadores podem localizar numerosas variáveis de estrutura, diálogo e autonomia dos alunos, e depois colocar questões sobre as relações entre essas variáveis (Moore e Kearsley, 1996, p.211).

3 comentários:

Isa Almeida disse...

Minha querida
Estes teus primeiros trabalhos cibernautas só revelam o maravilhoso interesse, gosto e dedicação que tens pelo teu curso.
Mas tu és especial, pois em tudo o que te metes, é sempre com tanto AMOR e CARINHO que só saem maravilhas :)

Vicente disse...

Tu és muito à frente.

Manuela disse...

Gostei muito do seu blog!
Parabéns!